sábado, 2 de maio de 2020

CELEBRAR EM FAMÍLIA 4º DOMINGO DA PÁSCOA 03 DE MAIO DE 2020


CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB
CELEBRAR EM FAMÍLIA
4º DOMINGO DA PÁSCOA
03 DE MAIO DE 2020
57º DIA MUNDIAL DE ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES
Acolhendo a orientação das autoridades civis e sanitárias, nossos bispos no Brasil continuam a insistir e a orientar os fiéis a permanecerem em suas casas, evitando aglomeração de pessoas e, consequentemente não participando das celebrações eucarísticas. Desta forma, somos convidados a CELEBRAR o Dia do Senhor como Igreja doméstica, com nossos familiares, em nossas casas.
Cabe aqui recordar mais uma vez o que nos afirmam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, número 73: “A casa, enquanto espaço familiar, foi um dos lugares privilegiados para o encontro e o diálogo de Jesus e seus seguidores com diversas pessoas (Mc 1,29; 2,15; 3,20; 5,38; 7,24). Nas casas Ele curava e perdoava os pecados (Mc 2,1-12), partilhava a mesa com publicanos e pecadores (Mc 2,15ss; 14,3), refletia sobre assuntos importantes, como o jejum (Mc 2,18-22), orientava sobre o comportamento na comunidade (Mc 9,33ss; 10,10) e a importância de se ouvir a Palavra de Deus (Mt 13,17.43).”
Assim, continuamos a oferecer esta sugestão de Celebração da Palavra de Deus para ser celebrada em sua casa, com seus familiares neste Solene Tempo da Páscoa. São muitos os horários de transmissão de missas em nossos canais católicos que podemos acompanhar, mas vivendo a dignidade de povo sacerdotal que nosso batismo nos conferiu podemos não só acompanhar, mas CELEBRAR com nossas famílias o Dia do Senhor.
Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos. Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado, um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora, uma vela a ser acesa no momento da celebração, preferencialmente o círio da família utilizado na celebração da Vigília Pascal, nas casas.
Escolha quem irá fazer o “Dirigente” (D) da celebração: pode ser o pai ou mãe e quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam juntos.
2
CELEBRAÇÃO
O SENHOR NOS REÚNE
Canto:
Sou bom pastor ovelhas guardarei
Não tenho outro oficio nem terei
Quantas vidas eu tiver eu lhes darei
1.Maus pastores, num dia de sombra
Não cuidaram e o rebanho se perdeu
Vou sair pelo campo reunir o que é meu
Conduzir e salvar
2.Verdes prados e belas montanhas
Hão de ver o pastor, rebanho atrás
Junto a mim, as ovelhas terão muita paz
Poderão descansar
D.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T.: Amém.
D.: O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco.
T.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
D.: Ó Jesus, Bom Pastor, nos reunimos aqui para celebrarmos a vitória da Ressurreição. Te pedimos perdão pelas vezes que não ouvimos a tua voz e escolhemos ouvir outras vozes que não tem a vida plena que só vós podeis nos dar.
(Breve momento de Silêncio)
D.: Senhor, nossa paz, tende piedade de nós.
T.: Senhor, tende piedade de nós!
D.: Cristo, nossa Páscoa, tende piedade de nós.
T.: Cristo, tende piedade de nós!
D.: Senhor, nossa vida, tende piedade de nós.
T.: Senhor, tende piedade de nós!
D.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T.: Amém.
3
D.: Jesus, o Bom Pastor, deu-se por inteiro a nós, venceu a morte com sua ressurreição, rezemos o nosso hino de louvor:
T.: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
(OU, se preferir, o Hino de Louvor poderá ser cantado).
D.: Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T.: Amém.
A VOSSA PALAVRA É A LUZ DOS NOSSOS PASSOS
Primeira Leitura: (At 2,14a.36-41)
L.: Leitura dos Atos dos Apóstolos.
No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, no meio dos onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: “Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”. Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?” Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”. Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles. Palavra do Senhor.
T.: Graças a Deus.
4
Salmo: (Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6[R. 1.2])
T.: O Senhor é o pastor que me conduz;
para as águas repousantes me encaminha.
Ou
Aleluia, aleluia, aleluia!
L.: O Senhor é o pastor que me conduz;
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha,
e restaura as minhas forças. R.:
L.: Ele me guia no caminho mais seguro,
pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,
nenhum mal eu temerei;
estais comigo com bastão e com cajado;
eles me dão a segurança! R.:
L.: Preparais à minha frente uma mesa,
bem à vista do inimigo,
e com óleo vós ungis minha cabeça;
o meu cálice transborda. R.:
L.: Felicidade e todo bem hão de seguir-me,
por toda a minha vida;
e, na casa do Senhor, habitarei
pelos tempos infinitos. R.:
Aclamação ao Evangelho:
T.: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou o bom pastor, diz o Senhor;
eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim.
EVANGELHO:
L.: Do Evangelho segundo João (Jo 10,1-10)
Naquele tempo, disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas
5
pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Palavra da Salvação.
T.: Glória a vós, Senhor.
(Pequeno momento de silêncio, meditação ou partilha da Palavra)
D.: Porque cremos que o Senhor Ressuscitado caminha no meio de nós como o Bom Pastor, professemos com alegria a nossa fé:
T.: Creio em Deus Pai, todo poderoso...
A DEUS SE ELEVA A NOSSA PRECE
D.: Neste domingo de Oração mundial pelas vocações, que o Bom Pastor nos auxilie a redescobrir com gratidão o chamado que Deus nos dirige, encontrar a coragem de dizer SIM, vencer a fadiga com a fé em Cristo e finalmente, como um cântico de louvor, oferecer a própria vida por Deus, pelos irmãos e pelo mundo inteiro. Oremos dizendo:
R.: Jesus, Bom Pastor, ouvi-nos.
L.: Ó Jesus, Pastor Eterno, sustentai os passos daqueles que pusestes à frente de vossa Igreja: o Papa Francisco, os bispos, presbíteros e diáconos e continue a dar-nos pastores segundo o vosso coração, nós vos pedimos.
R.: Jesus, Bom Pastor, ouvi-nos.
L.: Iluminai, ó Jesus, todos os jovens, para que possam perseverar no amor a Deus e discernir, na oração, o caminho de santificação preparado por vós, seja na vida sacerdotal, religiosa ou matrimonial, nós vos pedimos.
R.: Jesus, Bom Pastor, ouvi-nos.
L.: Ó Bom Pastor, que nos conheces e nos chamas pelo nome, assim como nos amas sem medidas, auxiliai-nos para que possamos intensificar o nosso amor aos membros de nossa família e de nossa comunidade e assumirmos a nossa vocação à santidade, nós vos pedimos.
R.: Jesus, Bom Pastor, ouvi-nos.
L.: Jesus, sabemos que vês cada uma de suas ovelhas com um amor incondicional, vos pedimos, auxiliai-nos também para que, nesse período
6
de pandemia jamais deixemos de olharmos também para os mais pobres, os doentes e os aflitos, nós vos pedimos.
R.: Jesus, Bom Pastor, ouvi-nos.
L.: Senhor, às vezes deixamo-nos perder-nos e cegamo-nos pelas ilusões de outras vozes além da tua, ajudai-nos a sempre ouvir a tua voz que nos encoraja e nos coloca em caminhos seguros, mesmo quando os ventos contrários das dificuldades aparecerem, nós vos pedimos.
R.: Jesus, Bom Pastor, ouvi-nos.
(Preces espontâneas)
D.: Senhor Jesus Cristo, Bom Pastor, que nos alegrais com a solenidade da vossa Ressurreição, ouvi as nossas preces e concedei-nos os bens que santamente desejamos. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
R.: Amém.
D.: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
Pai nosso...
INVOQUEMOS A BÊNÇÃO DO NOSSO DEUS D.: Deus, que pela ressurreição do seu Filho único, nos deu a graça da redenção e nos adotou como filhos e filhas, nos conceda a alegria de sua bênção. T.: Amém.
D.: Aquele que, por sua morte, nos deu a eterna liberdade, nos conceda, por vossa graça, a herança eterna. T.: Amém.
D.: E, vivendo agora retamente, possamos no céu unir-nos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitamos no batismo. T.: Amém. D.: Abençoe-nos, Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. T.: Amém.
Pode concluir-se com a seguinte antífona pascal mariana:
D.: Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!
T.: Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!
D.: Ressuscitou como disse. Aleluia!
T.: Rogai a Deus por nós. Aleluia!
D.: Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!
T.: Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!
7
(Cada família poderá adaptar o esquema conforme as necessidades. Os cantos são sugestões podendo ser trocados por outros, levando em consideração o Tempo Pascal que estamos vivendo).
- Sugestão de Canto:
Pelos prados e campinas, verdejantes, eu vou.
É o Senhor que me leva a descansar.
Junto às fontes de águas puras, repousantes, eu vou.
Minhas forças o Senhor vai animar.
Tu és, Senhor, o meu pastor
Por isso nada em minha vida faltará! (bis)
Nos caminhos mais seguros, junto d'Ele, eu vou.
E pra sempre o Seu nome eu honrarei.
Se eu encontro mil abismos, nos caminhos, eu vou.
Segurança sempre tenho em Suas mãos.
Ao banquete em sua casa, muito alegre, eu vou.
Um lugar em Sua mesa me preparou.
Ele unge minha fronte e me faz ser feliz.
E transborda a minha taça em Seu amor.
Bem a frente do inimigo, confiante, eu vou.
Tenho sempre o Senhor junto de mim.
Seu cajado me protege e eu jamais temerei.
Sempre junto do Senhor eu estarei.
Conheça e apoie o Projeto “É tempo de cuidar!”.
Acesse: www.cnbb.org.br/tempodecuidar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MISSA COMUNIDADES

  CRONOGRAMA MAIO 07/05 MISSA AS 9h VILA ELIETE 07/05 MISSA AS 10h VILA SANTANA 08/05 MISSA AS 16h ALTO BRASIL 11/05 MISSA AS 16h VILA DO IN...