sexta-feira, 24 de abril de 2020

Isolamento social na Igreja Católica pode ter evitado mais de 120 mortes no Brasil, revela estudo

Isolamento social na Igreja Católica pode ter evitado mais de 120 mortes no Brasil, revela estudo.

 Pesquisadores do Cefet-MG e da SBCC utilizaram um modelo matemático para estimar o número de mortes e casos evitados de coronavírus com missas sem fiéis. Modelo pode ser aplicado em outros grupos sociais

 

Missas sem fiéis podem ter reduzido em 9,7% o número de casos da Covid-19 no Brasil (Thiago Ventura/DomTotal)
Thiago Ventura
Uma pesquisa inédita, revelada em primeira mão pelo DomTotal, aponta resultados positivos das medidas de isolamento social determinadas pelas autoridades sanitárias para conter o novo coronavírus. A pandemia da Covid-19 fez com que as missas fossem realizadas sem fiéis, justamente na época da Semana Santa, momento alto do calendário católico. Porém, a medida foi responsável por reduzir  em 2,6% no número de mortes e cerca de 9,7% no número de casos da doença no Brasil.
O estudo Estimativa do impacto do grau de distanciamento social no número de casos de e óbitos decorrentes da COVID-19 foi feito por pesquisadores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC). Para chegar a esses resultados, o Grupo de Pesquisa em Modelagem de Problemas Biológicos utilizou um modelo matemático chamado SIR para mensurar os efeitos do isolamento, considerando entre as variáveis o número de pessoas suscetíveis à doença, os imunes e o público estimado nas celebrações, dentre outros fatores. Como fonte dos dados, os pesquisadores utilizaram os números da doença divulgados pelo Ministério da Saúde e do Censo do IBGE.
O modelo SIR, uma vez ajustado, fornece informações sobre número de pessoas suscetíveis (S) à doença, com as infectadas (I) e as recuperadas (R). Os pesquisadores ampliaram a fórmula e criaram  o modelo STIRM, que além das três variáveis,  inclui ainda as pessoas que estão e as que não estão em isolamento social (chamadas de S e T) e acrescenta a classe das pessoas mortas pela epidemia (chamada de M). Essa fórmula pode ser aplicada em outros grupos sociais para entender melhor como é a evolução da doença.
“A SBCC apresentou ao nosso grupo de pesquisa um questionamento concreto diante da realidade da suspensão das missas no Brasil e, a partir daí, procuramos construir conjuntamente as particularidades do modelo STIRM para obter estimativas para as respostas”, afirma Rodrigo Cardoso,  doutor em Engenharia Elétrica e professor do departamento de Matemática do Cefet.
No estudo, os pesquisadores utilizaram a fórmula na situação com o  isolamento social e em outra hipótese de que nenhuma medida de contenção fosse tomada. Os dados apontam que a suspensão das missas presenciais ajudou a reduzir a curva de contágio da doença. Pelo menos 9,7% dos novos casos foram evitados, percentual que pode variar de 5,5% até 14,1%. Tal diferença, segundo o grupo, varia com a real redução de contatos entre as pessoas.


De acordo com Cardoso, a quantidade de vidas salvas com a opção de isolamento social pode passar 120. “O número aproximado de vidas salvas depende do número de mortos durante o tempo do isolamento pela suspensão de missas no Brasil. Dos 3.295 óbitos pela Covid-19 neste período, poderíamos estimar que a medida salvou em torno de 125 vidas humanas, fora os milhares de infectados”, afirma. Segundo o pesquisador, o número varia entre 46 e 120, com média em 85.
Considerando que uma doença pode ter diferentes resultados em cada organismo, uma fórmula matemática consegue mensurar de forma efetiva o número de casos previstos da Covid-19, ou há uma margem de erro? “Procuramos escolher as variáveis e relações fundamentais para descrever a propagação da doença, tendo como base o ajuste a dados reais de infectados e mortos pela epidemia no Brasil. Desta forma, o trabalho conseguiu estimar o efeito da suspensão das missas no número de casos e óbitos pela epidemia, dentro de uma margem de erro estipulada”, conclui Cardoso.
Fé e Ciência
Para o presidente da SBCC e um dos autores do estudo, Everthon de Souza Oliveira, os resultados obtidos demonstram a importância do isolamento social em todos os grupos sociais. “No maior país católico do mundo, suspender as celebrações com aglomeração de fiéis não é algo irrelevante e contribui significativamente na desaceleração da epidemia”, afirma Oliveira, que é doutorando em Inteligência Computacional e professor do Cefet.
Presidindo uma sociedade que busca diálogo entre a ciência e religião, Oliveira aponta que a crise provocada pela pandemia afeta diversos setores, inclusive nas igrejas. "Os cientistas, especialmente os católicos, devem olhar com sensibilidade para as particularidades da vida religiosa, seus valores e costumes. Precisam propor soluções que minimizem concomitantemente os impactos pastorais que se advém secundariamente aos danos da pandemia, e apontem saídas seguras e calculadas do atual isolamento", diz.
Para o presidente da SBCC, a crise do coronavírus reforça o papel e a importância da ciência para a sociedade, que deve cobrar mais investimentos no setor. “Muitas pessoas não compreendem o emaranhado de informações complexas que descrevem essa pandemia tão peculiar. É papel dos cientistas explicar de modo claro que medidas tão duras, como o distanciamento social, se apresentam como única alternativa para o controle da doença”.

O estudo Estimativa do impacto do grau de distanciamento social no número de casos de e óbitos decorrentes da COVID-19  é assinado pelos pesquisadores Tales Jesus, Rodrigo Cardoso, J.Acebal, Josenildo Lima, Everthon Oliveira e Tiago Paulino. (Thiago Ventura/DomTotal)

Receba notícias do DomTotal em seu WhatsApp. Entre agora:
https://chat.whatsapp.com/IZ0DnZ5EcYe3hYzIcuFYBk


Redação DomTotal
fonte: ttps://domtotal.com/noticia/1439423/2020/04/isolamento-social-na-igreja-catolica-pode-ter-evitado-mais-de-120-mortes-no-brasil-revela-estudo/

Missas sem fiéis podem ter reduzido em 9,7% o número de casos da Covid-19 no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MISSA COMUNIDADES

  CRONOGRAMA MAIO 07/05 MISSA AS 9h VILA ELIETE 07/05 MISSA AS 10h VILA SANTANA 08/05 MISSA AS 16h ALTO BRASIL 11/05 MISSA AS 16h VILA DO IN...